2 de outubro de 2012

Nota de rodapé universal




Nos 64 anos de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pelas Nações Unidas, em Assembléia Geral datada de 10 de dezembro de 1948, a libertária, igualitária e fraterna vovó DUDH lembra (pois de esclerosada nada tem), com muito pesar e certa dose de resignação, as milhões de vidas humanas desumanamente ceifadas pelo próprio homem, ao longo da história, em nome de... "Em nome de tantas coisas, meu filho", diz vó DUDH, "E todas elas tão pouca coisa ou absolutamente nada pelo que matar... Mataram e matam em nome de Deus, imagine você; em nome da preservação do poder político, econômico, cultural, religioso, de gênero, de cor, das tradições... escolha um, a história tem registrado "motivos" de sobra."

Vovó DUDH sabe bem, as negações de humanismo são muitas e diversas. Estão em todos os lugares. Dentro dos lares, nas comunidades, na superestrutura político-econômica. 

Estão nos privilégios concedidos, ao invés dos direitos garantidos em igualdade universal; estão na injustiça e exclusão sociais; na exploração do homem pelo homem em nome do lucro; na prescrição de preconceitos e formas ostensivas de discriminação; na falta ou precariedade da educação; na degradação dos direitos dos grupos vulneráveis; nos meios de reprodução ideológica; na banalização dos valores familiares; na ignorância e desrespeito dos valores democráticos; em todos os tipos de intolerância; em muitos tipos de conivência.

Se os Direitos Humanos são direitos fundamentais, garantias naturais que a condição humana confere e o homem reconhece, a “desumanidade” presente no homem e externada em seus atos também faz parte de sua condição humana. Necessário, pois, entender os Direitos Humanos como um projeto histórico em construção dentro de um meio social contraditório, em conflito com a utopia de um mundo “livre, igual e fraterno”. 

Direitos Humanos não são uma “concessão social”, mas exigem da sociedade, por ser o que são, a sua tutela, consagração e resguardo. 

Essa consagração é parte de um processo histórico em construção, no qual todos, homens e mulheres, são protagonistas: o processo “alquímico” de transformar a utopia dos grandes valores humanos encerrados nos Direitos Humanos em realização de alcance universal, em meio ao jardim selvagem da distopia social. 


Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito", assim chapou a pessoa de Fernando Pessoa, para quem quiser dissecar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário