9 de outubro de 2012

Uma aventura, um mistério e várias vidas futéis, sem dicas utéis.


Nem só de doodles vivem os imortais, mas de toda a obra que os imortalizou.



 
Doodle criado, em 2011, pelo Google em comemoração ao aniversário de 176 anos do escritor e humorista Mark Twain.




É justo dizer que 102 anos depois de sua morte, Mark Twain, esse grande autor de, pelo menos, 7 dos maiores cults da literatura contemporânea ("As Aventuras de Tom Sawyer", "As viagens de Tom Sawyer", "Tom Sawyer Detetive", "As Aventuras de Huckleberry Finn", "O Principe e o Mendigo", "Um Assassinato, um Mistério e um Casamento", Dicas Úteis para uma Vida Fútil") tornou-se um "viral" na internet, nos últimos dois anos. Tal fenômeno deve-se, no entanto, não aos clássicos literários de sua autoria - alguns dos quais adaptados para o cinema - mas a uma animação oitentista, intitulada "As Aventuras de Mark Twain", frequentemente buscada no Google e visualizada no Youtube. 

Não tão polêmica quanto o satírico South Park e os sarcasmicos Family Guy e American Dad, a animação, produzida ao velho estilo stop motion, ou melhor, um trecho específico dela, chama especial atenção de teístas e ateístas por seus próprios motivos.





No trecho do filme, o "estranho misterioso" auto proclamado Satan encena dois papés, a princípio, antagônicos: o de realizador e transmutador (ou destruidor) da vida - numa alegoria sinistra onde conceitos de "bem" e "mal", "certo" e "errado", "justo" e "injusto" ou quaisquer parâmetros, medidas, paradigmas humanos não se aplicam na caostopia dos eventos que se desvelam.  

Satan, o mesmo Satanás, que às vezes é associado a Lúcifer, sendo Lúcifer "O Portador do Archote" - o archote como metáfora para "Conhecimento" -, conduz as três crianças (dos contos de Twain) para o Além-Tempo, num "campo de sonhos". Lá, Satan entrega às crianças a "massa de modelar" (argila) para que com ela "modelem" pessoas em torno de um castelo ali projetado (ao que parece, uma representação do poder terreno). 

As pessoas são reproduções da humanidade de seus "criadores" e, como tais, exteriorizam seu imperfeito estado de espírito (o eterno conflito demonstrado através da irracional disputa por um animal... "estranhos mortais, com estranhos costumes"). Como tais, têm a capacidade de alternar de estado ante à superveniência dos acontecimentos, pois os mesmos que, antes, participaram do conflito e que o incentivaram, foram aqueles que prantearam as "vítimas" da calamidade.

Quando, por fim, Satan, incorporando a "misteriosa mão invisível da Natureza", resolve intervir, originando aquilo que nem todos entendem por Caos - a sucessiva ordem de eventos interligados e consequentes -, algo previsivelmente inesperado ocorre: onde antes havia conflito, passa a existir o terror. Terror causado pelo medo. Medo da inefável fatalidade. Medo do inevitável fim. Então, aquilo que poderia ter sido um "campo de sonhos" - se as pessoainhas-de-barro optassem, por livre escolha, viver o "paraíso" dentro de si, não o "inferno" -, torna-se campo de sua precipitação e transmutação (do barro ao barro). "Se elas tivessem optado, você diz. Mas se escolhessem viver em paz consigo mesmas, ainda assim estariam livres da Fatalidade?" (...)

Um filme, enfim, recomendado às crianças e adolescentes desta época. Os adultos, muito atarefados em reproduzir o 'mais do mesmo', dificilmente, com algumas exceções, fogem à regra dos rótulos. "Tudo, menos isso!", ironiza Twain.

"A vida é, em verdade, uma visão, um sonho. E você não é mais que um pensamento"



Arrisque-se com As Aventuras de Mark Twain (1986), em:


download filme as aventuras de mark twain 
Título original: The Adventures of Mark Twain
Lançamento
: 1986 (EUA)
Gênero
: Animação / Aventura
Duração
: 86 min
Tamanho
: 460 + 233 Mb
Formato
: AVI
Idioma
: Inglês
Legenda
: Português
IMDB
: http://www.imdb.pt/title/tt0088678/
Sinopse:
Baseado em elementos das histórias de Mark Twain, essa fantasia Claymation longa-metragem segue as aventuras de Tom Sawyer, Becky Thatcher e Finn Huck como passageiro clandestino a bordo do balão interplanetário de Mark Twain. Twain, desgostoso com a raça humana, tem o objectivo de encontrar o cometa Halley e bater nela, alcançando o seu “destino”. Cabe a Tom, Becky e Huck para convencê-lo que seu julgamento é errado e que ele ainda tem muito a oferecer à humanidade que podem fazer a diferença. 



Um comentário:

  1. Ou seja, tudo é sonho e vem do sonho http://is.gd/xuQrr6 (és pó e ao pó voltarás), traduzindo de outro modo a citação repetida em vários pontos das teogonias sobre a origem do homem, ou do que entendemos ser o homem e a vida.

    ResponderExcluir