2 de março de 2014

Senta que lá vem desenho!



Noein ou Noein: To Your Other Self (Mou hitori no kimi e) é uma dessas séries de animação japonesa fantástica e imperdível para os amantes de sci-fi - facilmente definida como uma 'obra de arte' da animação. 

Noein (possivelmente traduzido como "conhecimento"... do mundo ou de como sua logos funciona) se vale do argumento do espaço-tempo contínuo multifacetado em dimensões que se sobrepõe (a teoria das cordas), capaz de formar N realidades quânticas oriundas de N possibilidades de estados de probabilidades e variáveis. 

O anime, muito bem construído, certamente não é de fácil entendimento para os não familiarizados com ficção científica e interpretações de física quântica, especialmente a de viagem no tempo, paradoxos temporais e universos paralelos (a interpretação de muitos mundos, do físico HughEverett). 

Noein foi lançado em 2005, e seus 24 episódios trabalham com a sugestão de que sua protagonista, a personagem Haruka (cuja existência situa-se neste espaço-tempo) detém o status da "observação suprema" no multi universo, devido a um evento singular ocorrido em um dos futuros prováveis da realidade presente. Somando-se às várias interpretações quânticas abordadas, também a do paradoxo do gato de Schrödinger (o "eterno observador de mundos"), bem como a idéia de 'determinismo' e de 'não-determinismo', de convergência de tempos-espaços, além do uso de simbologias herméticas como o 'Dragão' e a 'Ouroboros', 'Noein' não deixa de ser uma bela lição sobre o humano, a sua existência e o que lhe dá sentido único.


Nenhum comentário:

Postar um comentário