16 de novembro de 2013

Resmunguismos estrogênicos, kick 2







Modismo erístico em Rede: cometer a falácia sofismática de oferecer um argumento factual válido, porém não conclusivo, para fazer valer o seu ponto de vista que, por mais que siga as regras formais do raciocínio, tem por base a própria crença (ou "descrença científica") do interlecutor. 

Para um bom estudioso, a mente aberta é pressuposto indelével. Mente aberta para todas as hipóteses, sejam elas plausíveis ou aparentemente não.

Fatos podem e são questionados, bem como os argumentos oferecidos a partir da interpretação pessoal desses fatos. Mais ainda questionada (e combatida) a tentativa de se fazer valer o próprio ponto de vista em cima, não dos fatos, mas da percepção estritamente pessoal desses fatos.
 

Bom seria se não desabonássemos, no todo, o que o outro diz, por se trabalhar o pensamento holisticamente. Pelo contrário, corroborar, na medida do cabível, o que o outro diz, sem medo ou receio, apresentando outros pontos a ser analisados - como o fazem os de mente aberta, os teístas ou ateístas filósofos e cientistas do mundo, de ontem, de hoje, e, mais que nunca, do amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário