12 de outubro de 2012

Como NÃO SER popular em Redes Sociais em 10 chutes genéricos



Após trocentos manuais de como ser popular nas redes, na vida, no universo e tudo mais, Zara, o profeta, embalado pelo mais novo tutorial de "faça você mesmo sua popularidade na rede," plasmado pelo blog  Descompasso, resolve se manifestar. Como garoto propaganda do biscoito Ironicus, volta-se, agora, para os fiéis impopulares de plantão e todos os que, uma vez caindo no vício da popularidade virtual, desejam redenção, em 10 chutes.




Kick 1 - SEJA ANTI-SOCIAL 

Não fale com todos e quaisquer "usuários". Nem todo aquele que diz "Olá" é digno de herdar um pedaço, ainda que ínfimo, no seu inferno particular. Fique na sua. Ficar na sua sempre é, na única concepção que interessa, ou seja, a sua, o melhor lugar para estar. Não "curta", não "compartilhe", não interaja tão facilmente. Transforme-se num misantropo seletista militante, para honra e glória do próprio umbigo.Estabelecer "vínculos afetivos" nunca foi e não será sua prerrogativa. Ser formador de opinião é uma responsabilidade que você deverá descartar. A avaliação social do público virtual em relação a sua pessoa sempre carecerá de qualquer perspectiva válida e respeito. Melhor: o que, diabos, um contumaz antisocial faria na Rede? Pedir pra morrer? 


Kick 2 - NÃO SIGA TENDÊNCIAS... NEM RELEVÂNCIAS

Um desdobramento do anti-social, porém menos radical. Perfil recomendado aos não extremistas, porém fiéis ao ideal de impopularidade como forma digna de subsistência virtual. O vital aqui é não encarnar o papel do "antenado com o mundo", produzindo conteúdo relevante para atrair atenção de grupos de seguidores específicos. Pior que isso, no entanto, é ser "maria vai com as outras". Vira e mexe, surge um novo modismo nas redes sociais, tão virais quanto os medonhos "memeticons". Exemplo: trocar a imagem de exibição do perfil por coisinhas frou-frou sem motivo aparente, como fotos da infância (porque não basta exibir a porção feia adulta, tem que ser heróico o bastante para mostrar ao mundo o sofrimento que padece desde pequeno), do personagem animado preferido, do último prato que comeu (uma cortesia do Instagram para esfomeado do mundo ver), da rebimboqueta da cruzeta da parafuseta... não caia nessa! Pela sagrada impopularidade do Internet Explorer, diga não à tendências de Rede, e seja feliz fazendo um social consigo mesmo.


Kick 3 - NÃO SIGA OS "BONS"

Se, por ironia da vida, conhece os mais populares do Facebook, Twitter, Myspace, Tumblr, Google+, Orkut - desconsiderando o boato de que lá as moscas disputam popularidade com os perfis de profissionais encalhadas do sexo - ... afaste-se deles! Afinal, o que os populares têm que você queira ou precise, não é mesmo? Quem ditou a frase "para você saber como é o caminho, pergunte para quem está voltando", esqueceu de incluir a ressalva "para você que não quer saber, o caminho quem faz é você". Você se basta e sabe disso, seu lindo! Então, nem pense em se aproximar  de pessoas que alcançaram o estrelato na Rede. Pior que aderir a tendências é se rebaixar à popularidade alheia, dando RT em tudo quanto é tweet, cutir e compartilhar toda bagaça que o popular publica. Você não acha, você tem certeza absoluta de que o seu puxa-saquismo passará despercebido por ele. Invés disso, faça como o anti-social: fique na sua. Bote para tocar "That's the way (I like it)" ou "My way" e faça o próprio caminho.


Kick 4 - NÃO PENSE EM "MEMERIZAR"

Porque não existe nada tão irritantemente popular nas redes sociais que a mania de compartilhar tudo o que leva a participação de "memeticons" de humor. Aliás...


Kick 5 - NEM SONHE EM COMPARTILHAR BANNERS E TIRINHAS DE HUMOR

Principalmente, especialmente e sobretudo banners da "depressão", recheados de tiradas acidamente sarcásticas, e tirinhas de humor nonsense protagonizadas por memeticons. Acha legal personagens-paródia? Pois só ache. Nem invente criar sua personagem "da depressão" ou "bolada" na Rede, sobretudo no Facebook. Sua impopularidade será sumariamente morta. Oh, sim, quadrinhos/tirinhas de humor inteligente, geralmente voltadas à auto-reflexão, também entram nesse rol.


Kick 6 - ADOTE O SALUTAR HÁBITO DE ESCREVER CORRETAMENTE

Sim! Esse é um dos maiores desafios impostos pela impopularidade nas redes! Se Pero Vaz de Caminha usasse Twitter para 'postar' sua tão famosa carta, entenderia que 140 caracteres por mensagem não seria problema, comparado às normas gramaticais. Escrever errado nas redes é "másculo", um ícone de poder! Assassinar o português passou de piada a necessidade de grupo. Para preservar a impopularidade, cultive a boa gramática. Para isso, "jamais apele pro miguxes ou netes arcaico, por + inofensivo q pareca",  "naum kera acordu kom formas vivas d miguxes modernu", e "Du NEU-mIgUxXxExXx (vuLgu, INTerneTIxXx-bagaXXU-dAh-LARAnjAh) KERAh DIsTaNCiAh"! Se os famosos erram "de propósito", acerte intencionalmente! Eles fazem o tipo "descolado a qualquer preço", você... bueno, será o "descolado das letras"! A coca-cola no deserto da Academia de Letras! Já imaginou a sensação da consciência limpa? Um português terá sido poupado ao fim de cada dia! 

E por mencionar "corretamente"...


Kick 7 - JAMAIS ENGROSSE AS FILEIRAS DE QUALQUER MOVIMENTO SÓCIO-VIRTUAL

Pelo bem da sua impopularidade, não "troque idéias" em grupos virtuais ligados a causas sociais e conscientização ideológica, sobretudo aqueles de maior "frisson" nas redes, como os grupos feministas ou ateístas. Ainda que reduzido a um grupo, a popularidade pega como uma endemia a partir do momento em que você não só esbanja sua opinião favorável como quando faz circular os famosos "outdoors" contestadores. Sua impopularidade poderá, então, dizer adeus se as tais frases de efeito forem sacadas irônicas contra o machismo ou religiões.


Kick 8 - MANTENHA DISTÂNCIA SEGURA DE GRUPOS DE ENTRETENIMENTO

Porque todo cuidado é muito pouco. Se grupos de conscientização sócio-virtual são ameaça à popularidade, participar de grupos dedicados ao "inocente" prazer do entretenimento é perigo iminente! Comunidades dedicadas a séries de Tv, games, animes, mangas, cosplay... por tudo o que há de mais vital em sua busca pela preservação do anonimato, fique longe delas! Não interaja! Não exiba o seu conhecimento em games e animes como uma banana andróide se sacudindo na frente do macaco, for God's sake! Se cometer esse ledo engano, tenha, ao menos, a desfaçatez de não "errar de propósito", nem usar neologismos, memeticons, sátiras do mundo nerd e ironia como forma de humor. Pelo bem de sua tão amada impopularidade, lembre-se disso sempre e quando lhe ocorrer a famigerada idéia de arriscar-se nesses meios!


Kick 9 - TIMES DE FUTEBOL? WTF...? ENLOUQUECEU?!

Se gosta de futebol, problema seu. Agora se torce para um time de futebol, sua impopularidade pode estar com os dias contados. Se, no entanto, está decidido a mantê-la nas rédeas, lembrará de ter o bom senso de NUNCA-JAMÉ torcer pelo time nas redes sociais em que comparece. O que mais tem na Rede é peixe torcedor. Portanto, nada de "ir pra galera", soltando a torto e a direito comentários, em internetês, de "repetição" e repercussão, como “Chupa curintias!”, “Dale flamengis!”, ceterisparibus. Criar e/ou fazer circular tirinhas humorísticas com o time adversário ou banners ufanistas do próprio time é considerado HERESIA à impopularidade, passível de excomunhão.


Kick 10 - FAÇA-SE UM FAVOR E SILENCIE O ARTISTA INTERIOR

Claro, se quiser continuar um zero em evidência. Portanto, nem invente coisas como banners com frases poéticas famosas ou de auto-ajuda. Não invente e nem faça circular, saliente-se. Pior ainda se combinar citações reflexivas a humor implícito, como atribuir frases famosas a personalidades que não as disseram, do tipo "Sobrou pra mim o bagaço da laranja" - Sócrates (?!).


De extra, o melhor dos biscoitos:
 
DIGA A VERDADE SOBRE A SUA VIDINHA SEM GRAÇA.

Lembre-se: em redes sociais, todos têm a vida que pediram mas que quase ninguém sabe. Para os virtualmente populares, isso é uma tremenda vantagem. Mas esse não é o seu caso. A impopularidade traz o benefício da verdade! Na sexta, deixe claro que vai ficar em casa o final de semana inteiro, curtindo o pote de sorvete, as dedadas no teclado, os movimento peristálticos no console, e lendo as declarações de quem vai sair para se divertir adoidado nos lugares mais badalados. Dizendo isso, saia da Rede enquanto é sexta, já que na Rede quem fica é peixe. Sendo você um Bufador de Chifre Enrugado, nela não há mais nada a fazer que lhe diga respeito.

Desce mais um Biscoito Ironicus?


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