9 de outubro de 2012

Google pergunta e você disfarça. Com estilo, claro!



Interessado em um contrato com a Google Inc.? Seu problemas acabaram! Digo, começaram! Cortesia de Lewis Lin, ex funcionário da Google, o artigo 140 Google Interview Questions nos traz uma "pequena" mostra de parte do processo de seleção da empresa. São 140 perguntas, distribuídas por cargos, entre questões de raciocínio lógico, conhecimentos de mercado e computacionais. A seleção abaixo foi extraída do intrépido Metamorfose Digital. As capciosas respostas, no entanto, ficam a cargo de Zarita, no seu momento "Eu, eu mesma e os memes de mim". Prossiga por sua própria conta e risco. 


Google: - Quantas bolinhas de golfe cabem em um ônibus escolar?

 

- Depende do tamanho do ônibus.




Google: - Você é contraído à altura de uma moeda e tua massa reduz-se proporcionalmente para manter a densidade original. Então você é jogado em um liquidificador vazio de cristal. As hélices começariam a girar em 60 segundos. Que faria?



- Do ponto de vista da Física Quântica, se minha massa, que é maior que a massa de uma moeda, é contraída até adquirir a altura de uma moeda, minha energia, que é maior do que a energia de uma moeda (E = m.c²), se contrai como uma mola ao retrair-se – ou como uma estrela de nêutrons do tipo Magnetar, que, embora possua um tamanho inferior, incluso, ao de uma Anã Branca, possui um poder magnético absurdamente grande, devido à massa contraída em seu núcleo. Isso significa dizer que a minha energia, que já era grande, torna-se, no mínimo, duas vezes maior, devido à pressão exercida pela contração imposta à massa, fazendo de mim uma “bomba de energia reprimida”. Se, nessas condições, eu sou jogada num liquidificador, cujas hélices começariam a girar em 60 segundos, das duas uma: ou o liquidificador de cristal se transforma em uma lâmpada incandescente, quando as hélices provocarem a explosão do meu corpo de energia contraído; ou... eu teria 60 segundos para sair do liquidificador, já que esse é o tempo em que as hélices COMEÇARIAM a girar. =]



Google: - Quanto deveria cobrar para lavar todas as janelas de Seattle?

- Como não saberia determinar a quantidade de janelas de Seattle, ou de qualquer outra cidade do mundo, começaria cobrando o valor da UNIDADE. Determinando-se o valor de uma janela, o resto é o que podemos chamar de “milagre da MULTIPLICAÇÃO”. =]


Google: - Explique o que é uma Base de Dados com duas orações simples, a seu sobrinho de 8 anos.

- Desconsiderando-se o fato de que não tenho um sobrinho de 8 anos? Eu diria... “Uma Base de Dados é como um Banco cheio de Dinheiro. E disso você entende, não é, menino esperto?”.

 
Google: - Quantas vezes ao dia se superpõem os ponteiros de um relógio?

- Sempre que o relógio marca: 1:05, 2:10, 3:15, 4:20, 5:25, 6:30, 7:35, 8:40: 9:45, 10:50 e 12:00 ... ou seja, 11 vezes pela manhã e mais 11 vezes pela noite: 22 vezes em 24 horas.

 
Google:  - Você deve ir do ponto A ao ponto B. Mas não sabe se pode chegar. Que faria? 


- Usaria o Google Map com o Street View… isso se tivesse um meio de acessar a internet. Se esse não fosse o caso, compraria o mapa da cidade... isso, claro, se tivesse à venda em alguma loja (ou se, não minha paranóia, já levasse um comigo). Se esse não fosse o caso, o jeito seria sair perguntando....


Google: - Imagine que tem um varal cheio de camisetas. É muito difícil encontrar especificamente uma. Como organizaria para que ficasse mais fácil?

- Se estão num varal, é porque estão todas limpas. Se é difícil encontrar uma, em específico, é porque são todas parecidas. Então, eu separaria as camisas por CORES (azuis de um lado, verdes de outro, pretas de outro, etc). Sabendo a cor da camisa que procuro, seria mais fácil localizá-la “no setor” em que se encontra.


Google: - Cada homem em uma aldeia de 100 casais enganou a sua esposa. Cada esposa na aldeia sabe imediatamente quando um homem, com exceção do de seu marido, traiu a esposa. A aldeia tem uma lei que não permite adultério. Qualquer esposa que possa provar que seu marido é infiel, deve matá-lo nesse mesmo dia. As mulheres da aldeia nunca desobedeceriam esta lei. Certo dia, a rainha da aldeia faz uma visita e anuncia que pelo menos um marido foi infiel. O que acontece?

- 100 casais equivalem a 100 maridos e 100 esposas (*gracias Anônimo!). Deduz-se que não só os maridos sejam infiéis como também suas esposas, já que todas sabem da infidelidade dos outros 99 maridos, menos do seu; ou seja, as esposas traem seus maridos traidores com os maridos das outras. 

Então, das duas, uma: ou a rainha matou o próprio marido; ou blefou para que desencadeasse uma reação em cadeia, onde uma esposa acusa o marido da outra, até que todos estejam envolvidos e não sobre mais maridos para contar a próxima traição. =] 


Google: - Em um determinado pais, os pais só desejam ter filhos homens, e cada família contínua tendo filhos até que nasça um rebento masculino. Se nascer mulher, seguem tendo filhos, se homem, param. Qual é a proporção de homens e mulheres nesse pais?

 
- Err... Proporção de 1:1?




Google: - Se a probabilidade de observar um carro em uma rodovia é de 95%, qual é a probabilidade de observar um carro em 10 minutos? 


- Vai depender do LUGAR. Numa rodovia, a probabilidade de se observar um carro, num curto espaço de tempo, é bem maior que numa estrada de um cidade rural.

A menos que por “observar um carro em 10 minutos”, se queira dizer “passar 10 minutos olhando para um carro”. Se esse é o caso, vai depender da marca e do modelo do carro. Um Lamborghini Murciélago rende bons minutos de observação. ;]


Google:  - Se você vê um relógio marcando 3:15, qual é o ângulo entre os ponteiros da hora e do minuto? Atenção: a resposta não é zero!


- Se o ângulo não é nulo, o relógio é digital.



Google: - Quatro pessoas precisam cruzar uma ponte estreita pendente de cora para voltar ao acampamento à noite. Infelizmente, têm somente uma lanterna que tem suficiente luz para apenas dezessete minutos. Atravessar a ponte sem lanterna é muito perigoso e a mesma não suporta mais de duas pessoas ao mesmo tempo. Ademais cada pessoa caminha com diferentes velocidades. Um pode cruzar em 1 minuto, outro em 2 minutos, o terceiro em 5 minutos e o mais lento demora 10 minutos para cruzá-la. Como podem fazer para cruzar todos em 17 minutos?

- Uma pessoa que atravessa a ponte em 1min pode ser muito jovem, magra e/ou atlética, ao passo que uma pessoa que atravessa a mesma ponte em 10 min pode ser muito velha, gorda e/ou deficiente. Desconsiderando as três variáveis de peso, de idade e de condição física das quatro pessoas, podemos fazer o seguinte algoritmo: 

Pessoa de 1min = A; Pessoa de 2min = B; Pessoa de 5min = C; e Pessoa de 10min = D, onde:  

1º) atravessam A e D (percurso = 10min); 2º) D fica do outro lado da ponte e A retorna com a lanterna (percurso = 1min); 3º) B atravessa carregando C (percurso = 2min); 4º) B retorna com a lanterna (percurso = 2min);  5º) B atravessa carregando A (percurso = 2min). Num total de: 17 min. 

Se considerarmos a incidência do peso sobre quem está carregando... teremos: B atravessa carregando C (percurso = 2min30seg) e depois A carregando B (percurso = 1min30seg). Num total de 17min, onde 10 + 1 + 2 + 2 e meio + 1 e meio.


Google: - Você está em uma balada com um amigo e há 10 pessoas presentes numa festa, incluindo vocês dois. Seu amigo faz a seguinte aposta: por cada pessoa que faça aniversário no mesmo dia que você, lhe dará $1, e por cada pessoa que não dará $2. Aceitaria a aposta?

- Não aceitaria, considerando a pegadinha contida na aposta: para cada pessoa que faz aniversário no mesmo dia que eu, ganho $1... PORÉM, para cada pessoa que não faz, EU é quem pago $2. Afinal, é uma aposta, onde há um vencedor e um perdedor. Se o apostador paga $1 ou $2, independentemente de quem faz ou não aniversário no mesmo dia que eu... isso não é aposta, é generosidade (vulgo, para uns, idiotice). =]


Google:  - Quantos afinadores de piano há no mundo?


- Vai depender da necessidade de afinação POR PIANO no mundo. A necessidade faz o afinador.
 






Google:  - Você tem 8 bolinhas do mesmo tamanho, 7 tem o mesmo peso e a outra pesa um pouquinho mais. Como descobriria a mais pesada usando uma balança se só pudesses usá-la duas vezes? 


- Raciocínio lógico antigo e batido, mas com variáveis interessantes. A pergunta que faço é: o que se quer é determinar EM QUAL PRATO a bolinha mais pesada está, ou  QUAL das bolinhas É a mais pesada? Pela pergunta, o que se busca descobrir é A BOLINHA MAIS PESADA, o que, como veremos abaixo, demandará mais de duas pesagens:

1ª movimento:  A) Divido as 8 bolinhas em duas porções iguais e coloco 4 bolinhas num prato e as outras 4 no outro. O prato que pesar mais terá a bolinha mais pesada. B) Depois, divido as 4 bolinhas do prato mais pesado em duas porções iguais e coloco 2 bolinhas num prato e mais 2 no outro. Conclusão: O prato que pender terá a bolinha mais pesada.

Nota: Saberíamos O PRATO ONDE SE ENCONTRA A BOLINHA mais pesada, mas não a bolinha. Precisaríamos de mais uma pesagem, para saber qual das duas é a mais pesada.

2º movimento: 

Divido as 8 bolinhas em duas porções de 3 e deixo de fora 2 bolinhas. Num prato coloco 3 bolinhas e no outro mais 3. 

1ª hipótese: A) O prato que pesar mais terá a bolinha mais pesada. Logo, elimino as 3 bolinhas do outro prato. Sobraram 5 bolinhas, incluindo as 2 que deixei de fora. B) Na segunda pesagem, disponho 2 bolinhas em cada prato e reservo 1. Conclusão: Se um dos pratos pender é porque a bolinha mais pesada está nele. 

Nota: Novamente aqui saberíamos determinar apenas o PRATO onde a bolinha mais pesada está, e não QUAL das bolinhas é a mais pesada. Para isso, precisaríamos de uma terceira pesagem.

2º hipótese: Se os pratos ficarem equilibrados, automaticamente a bolinha de reserva será a mais pesada. 

Probabilidade é o nome do jogo. Outros dariam o nome de “sorte”. =]

Google:  - Há 5 piratas, ranqueados desde o quinto ao primeiro, em ordem descendente. O pirata top 1 tem o direito de propor como dividir 100 moedas de ouro entre eles. Mas os outros tem que votar se aceitam e se no caso de menos da metade estiverem de acordo com ele, podem matá-lo. Como pode fazer para maximizar sua parte da pilhagem de forma a compartilhar e viver para desfrutá-la? 


- Os Pirata responde!

Pirata Evil:

Eu teria o direito de propor a divisão mas não de votar. Quatro votariam. Se um (menos da metade) ficar contra a proposta, eu morro. Deduzo, com isso, que se der empate (2 a 2), eu exerça o voto de Minerva para desempatar... logo, eu proporia dividir as 100 moedas em 5 partes iguais (de 20 moedas para cada pirata), mas, individualmente, faria outra proposta a dois dos quatro piratas sem que o outros soubessem e que seria: dividir as 100 moedas entre os três, em partes iguais, COM A CONDIÇÃO de que votassem a favor da minha proposta inicial. Após, votada, os 2 piratas corruptos (redundância?) se livrariam dos outros 2 piratas... e eu me livraria dos 2 corruptos, ficando, sozinha, com as moedas e ainda economizando munição. =]

Pirata do Caribe:

Aplicaria a Manobra de Kansas City (distração/desvio de atenção). Enquanto os quatro olhassem para a esquerda, eu fugiria com os moedas pela direita. =]

Pirata Mentalist:

Em outra realidade, proporia dividirmos em partes iguais: 20 para cada. Missão: pilhagem compartilhada. Depois, apostaria os meus 20 contra os 20 dos outros quatro, num jogo em que eu dominasse à perfeição. Missão: pilhagem maximizada. =]

Pirata de rede:

Convocaria mais piratas para pilharmos sites bancários e afundarmos sites governamentais pró-ACTA. Sem dúvida, teria a aprovação imediata dos outros quatro, e me elegeria Rei dos Piratas. =]

 Você:

Google:


Você:
  
Google:


  Você:











4 comentários:

  1. 100 casais equivale a 100 maridos e 100 esposas*

    ResponderExcluir
  2. Com os ponteiros marcando 3:15, se o ângulo não é nulo, logo seria 360°

    ResponderExcluir
  3. Respostas compulsiva e obviamente certas? Seu bando de... de... virginianos, capricornianos e librianos!, ahauhauahauahaua!
    Bom saber que alguém leva a sério isso aqui! XD

    ResponderExcluir