12 de outubro de 2012

O sorriso das pirâmides reveladas



Lançado em 2010, o documentário engrossa as fileiras das obras do gênero que se popularizam por "fazer diferença", ousando ir mais além do convencional.

Tendo como alvo as Grandes Pirâmides do Egito, fascínio milenar da humanidade e fonte de investigações, descobertas e teorias, que vão do cientificamente possível ao totalmente absurdo, o documentário traz ao público a perspectiva de um investigador solitário, dedicado a estudos e pesquisas realizados ao longo de 37 anos, acerca dos mistérios arqueológicos em torno das Grandes Pirâmides e o que podem significar.

Para levantar o material que serviria de base ao documentário, durante 6 anos o diretor percorreu os mais diversos lugares do mundo, indo e vindo do Egito, sítios arqueológicos espalhados em todo o Oriente Médio, Peru, México e China, contando com a orientação de seu informante, cujas descobertas iam sendo, uma a uma, conhecidas, compreendidas e então apresentadas a eminentes cientistas especializados em egiptologia bem com a técnicos de áreas científicas aplicadas às descobertas. 

Trailer:





Todo o documentário é visualmente rico e bem construído em seu argumento. Seu conteúdo, de caráter multidisciplinar, pode ser impactante para os menos acostumados ao "extraordinário" e, decerto, "indigno" ou "risível" para os apegados às linhas tradicionais do pensamento. Para os que buscam manter a mente aberta à informações novas e diferentes, com fundamento científico, o documentário será, como de fato é, uma revelação espetacular - mais um legado de nossos antepassados às gerações futuras - em especial, esta.



Filme (com legendas em português):


"Muitos milhares de anos uma civilização viveu em nosso planeta. A civilização, tão nobre, que codifica mensagens em todo o mundo para nos alertar, à distância do passado a nossa ameaça potencial no futuro. Esta é uma mensagem do passado para ser levada a sério.

Mudanças climáticas, os cientistas vêem em todo o mundo hoje e isso pode ser o primeiro sinal de uma catástrofe que nossos ancentrais estão nos advertindo. Nosso tempo pode expirar.


As respostas a esses mistérios antigos são estranhas e difíceis de aceitar. Muitos estudiosos e arqueólogos menosprezam essas informações. Mas se ignorarmos o nosso planeta poderá pagar um preço terrível.


A Grande Pirâmide de Gizé tem uma mensagem para todos nós." (Em "La Révélation des Pyramides/ The Revelation of the Pyramids", 2010).


Um comentário:

  1. Não conhecia esse video, vou conferir. Logo de cara ja acho mega interessante, talvez me surpreenda. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir